sábado, 29 de abril de 2017

Meninos, eu vi!!!

Neste domingo (30 de abril de 20017), 40 anos depois, Corinthians e Ponte Preta voltam a decidir o Campeonato Paulista.
Em Outubro de 1977 eu tinha menos de 20 anos de idade. Era um jovem e idealista repórter, iniciando carreira no rádio. Trabalhava na Rádio Clube Paranaense, então a maior e mais tradicional emissora do Paraná. Todos desejavam fazer parte de seu quadro de funcionários. Integrar sua equipe esportiva, então, era um privilégio. Afinal, a poderosa B2 estava em todas. E empunhar seus microfones era coisa para quem tinha talento. Pois eu fazia parte da seleta equipe, liderada por Munir Calluf (já de saudosa memória).
Quando fui escalado para trabalhar na histórica final do Campeonato Paulista daquele ano, senti-me valorizado. Cobrir a final do Paulistão, em três jogos envolvendo o time de maior torcida do Brasil, que ansiava pelo título de Campeão há 22 anos, era o máximo para um repórter jovem e impetuoso como eu.
Pois lá fomos nós - eu, o narrador Wilson França e o também repórter Paulo Mosimann (o Foguetinho) – para a capital Paulista. Passamos a semana toda por lá. Entre um jogo e outro, fomos a Uberaba, abraçar o amigo Lori Sandri (também de saudosa memória), então iniciando carreira de treinador e comandando o Colorado do Triângulo Mineiro.
A decisão do título Paulista em 1977 foi em três jogos, todos realizados no Estádio do Morumbi.
O Corinthians chegara àquela final depois de uma arrancada histórica nas quatro últimas rodadas da fase classificatória, na qual venceu os quatro compromissos que tinha.
A Ponte Preta, brilhantemente dirigida por Zé Duarte, tinha mais time. Em suas fileiras, brilhavam o Carlos, os zagueiros Oscar e  Polozzi, o meias Marco Aurélio e Dicá e goleador Rui Rei.



Na primeira partida, deu Corinthians 1X0. Na segunda, o Timão saiu vencendo, mas permitiu a virada da Macaca por dois a um. Nesse jogo, foi registrado o maior público da história do Estádio do São Paulo: 138,032 torcedores, maioria esmagadora era da Fiel torcida.
Foi necessária a realizada da terceira partida. E somente aos 37 minutos do segundo tempo, após um bate-rebate dentro da pequena área é que Basílio chegou às redes, decretando a segunda vitória do Timão na decisão e a consequente conquista do título.
A festa foi estrondosa. Lembro que para voltar do estádio ao hotel onde nos hospedamos, demoramos quase toda a madrugada.
Foi maravilhoso viver aquele momento histórico. Revivê-lo agora, 40 anos depois, leva-me a voltar àqueles tempos de um futebol alegre e descontraído, com muito mais espaço para se jogar, com esquemas táticos espetaculares e com emoções muito mais fortes do que as atuais.
Ficha Técnica da Final de 40 anos atrás:

Data: 13/10/1977 
Torneio: Campeonato Paulista 
Local: Estádio do Morumbi - São Paulo/SP 
Público: 86.677 
Árbitro: Dulcídio Wanderley Boschillia 
Cartões vermelhos: Rui Rei, Geraldão e Oscar 
Corinthians: Tobias, Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Geraldão e Romeu. Técnico: Oswaldo Brandão 
Ponte Preta: Carlos, Jair, Oscar, Polozi e Ângelo; Wanderlei, Marco Aurélio e Dicá; Lúcio, Rui Rei e Tuta (Parraga). Técnico: José Duarte 
Gols: Corinthians - Basílio (37min do 2º tempo).