segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Coritiba vira freguês do Paraná nos anos 90!

A vitória mais expressiva na memorável campanha do bicampeonato estadual do Paraná Clube aconteceu no dia 27 de fevereiro. Jogando no Estádio Couto Pereira, o Tricolor aplicou uma sonora e histórica goleada ao dono da casa: 4X0.
Era tarde de domingo. O estádio do Coritiba estava lotado. Mais de 30 mil pessoas em suas arquibancadas. A galera paranista tomou conta do setor de entrada, superlotando os lugares a ela destinados. Em campo, o time deu show.
A goleada começou na cobrança de uma penalidade máxima, originada pela entrada violenta de um zagueiro Coxa no atacante Saulo. A cobrança foi executada, e convertida, pelo próprio Saulo, no canto baixo esquerdo do goleiro adversário, sem chance de defesa, logo nos minutos iniciais do clássico.
Ainda no primeiro tempo, a defesa coritibana rebateu a bola da entrada da área. Ela caiu no pé direito do meia Ézio que a dominou, olhou para a meta e chutou – colocado – no canto baixo direito: golaço.

No segundo tempo, envolvendo por completo seu adversário, o time do Paraná Clube protagonizou jogadas espetaculares. Uma delas resultou no terceiro gol. Paulo Miranda, recebeu a bola na meia-direita e virou, de imediato, para Claudinho que penetrava pela esquerda. O meia-atacante, com a bola dominada, penetrou na área, driblou o goleiro e, de pé direito, colocou-a no canto baixo esquerdo: mais uma pintura de gol, com a assinatura de Claudinho, agora formando dupla de ataque com Saulo.

Foi de Saulo o quarto gol. A bola, cruzada da direita, foi alta para a área do Coxa. O “Tigre da Vila” subiu entre dois zagueiros adversários, e cabeceou para a meta, certeiro: Paraná Clube 4X0 Coritiba. Goleada espetacular, impiedosa mesmo. E o Coxa começava a virar “freguês de caderno” do Tricolor.



Saulo, terror constante para a zaga do Coxa.


NOTA: Este e outros fatos históricos estarão no Livro Paraná Clube-A Década de Ouro, a ser lançado em julho deste ano, comemorando o Jubileu de Prata do Primeiro Título Brasileiro do Tricolor da Vila.