quinta-feira, 2 de março de 2017

Futebol do Paraná é PIONEIRO na Internet

O dia primeiro de março de 2017 entrou para a história das transmissões ao vivo pela Internet. Nele aconteceu, a partir das 20h (horário de Brasilia) a primeira transmissão ao vivo de um jogo de futebol profissional e oficial. Atlético e Coritiba jogaram pela fase de classificação do Campeonato Paranaense e a imagem do clássico mais tradicional do futebol do estado foi mostrada para todo o mundo através do youtube.
O jogo foi realizado no Estádio Joaquim Américo (conhecido como Arena da Baixada) em Curitiba. O Atlético, mesmo atuando com uma equipe considerada suplente, o venceu, pelo placar de dois a zero, gols de Crisan aos 39 minutos do primeiro tempo e Douglas Coutinho, aos 42 do segundo. Aos 36, o atacante Cleber desperdiçou a cobrança de uma penalidade máxima a favor do Coritiba: bateu na trave. Se ele tivesse convertido, possivelmente a história do clássico seria outra.
A transmissão ao vivo pela Internet do primeiro jogo de futebol profissional no Brasil deu-se em virtude de Atlético e Coritiba não terem cedido os direitos para  a emissora oficial do Campeonato (Rede Paranaense de Comunicação). A Federação Paranaense tentou impedir que isso ocorresse. O clássico seria realizado 10 dias antes, mas a entidade que controla o futebol do estado, determinou a sua suspensão sob a alegação de que havia pessoas não credenciadas no campo de jogo. Isso acabou repercutindo mal, mas gerou uma divulgação ainda maior ao advento do youtube nas transmissões de jogos de futebol ao vivo.
O que se espera daqui pra frente é o estabelecimento de uma nova era na participação da mídia nas transmissões ao vivo dos eventos esportivos em nosso país e no mundo. Num primeiro momento, a Internet passa a concorrer diretamente com as TVs por assinatura. Chegará o dia em que sua concorrência envolverá também a TV aberta. É a democratização da imagem que, enfim, chega aos eventos esportivos. E é muito bem-vinda, claro.


Lance do Atletiba histórico, mostrado ao vivo pela Internet. Pioneirismo do futebol paranaense em 01/03/2017.